UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

04/07/2008

Professores suspendem greve em São Paulo; comente a decisão

Às vésperas de completar 20 dias de greve, os professores da rede estadual de São Paulo decidiram suspender a paralisação até a próxima terça-feira (8) em assembléia, na tarde desta sexta-feira (4), em frente à Secretaria da Educação, na Praça da República (SP).

A categoria exige a revogação do decreto 53.037/08. Na semana passada, o governador José Serra (PSDB) publicou outro decreto que altera o anterior em três pontos. O limite de faltas passa a ser 12 e não mais 10. A transferência durante os primeiros três anos de trabalho, chamado de estágio probatório, será restrita apenas aos professores admitidos a partir de 28 de maio. Por último, alterou a possibilidade de substituição aos professores que tiraram licença no ano anterior, que antes era autorizada apenas para gestantes. Para o sindicato, a mudanças foram "mínimas".

Professores suspendem greve em São Paulo; comente a decisão.

Professores da rede estadual de São Paulo suspendem greve
Professores querem fim do decreto que limita transferência
Em escola paulistana, medo de perder o bônus esfria a greve
Secretaria altera decreto em três pontos
Bate-papo: educação
 Comente outros Grupos de Discussão

03/07/2008

Aluno paga R$ 12 mil por chamar professora de 'péssima'. O que acha?

Durante um protesto na Facet (Faculdade de Artes, Ciências e Artes), instituição particular de Salvador (BA), o estudante Marcell Moraes, 29, protestava contra os 15 dias de suspensão que havia tomado depois do último protesto que organizou. O aluno incluiu a professora Ceres Guedes, então responsável pelo curso de administração, em seu discurso: "Professora, venha dizer por que foi suspenso. Você é uma péssima coordenadora".

Ela não gostou, pediu retratação e a saída de Moraes da presidência do Diretório Acadêmico. Mas ele não cedeu e pagou caro: R$ 12.450, depositados na última terça-feira (1º) em conta de entidade assistencial do interior da Bahia como alternativa aos 2 meses e 20 dias de prisão a que foi condenado pela justiça baiana.

Estudante paga R$ 12 mil de multa por chamar coordenadora do curso de "péssima". O que acha de decisão? Comente.

Estudante paga R$ 12 mil de multa por chamar professora de "péssima"
Bate-papo UOL: vestibular

Universidades públicas do país poderão ter vestibulares simultâneos. O que acha?

Todas as universidades públicas do país deverão realizar seus vestibulares simultaneamente. É o que estabelece o projeto de lei 1744/07, apresentado pelo deputado Valdir Colatto (PMDB/SC). Ele considera injusta a concorrência dos processos seletivos nessas instituições para os candidatos carentes, que não têm oportunidade de se inscrever em mais de um exame fora de casa.

Rejeitado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (2), o projeto deve ir a Plenário. "A Comissão tem muitos interesses que não formam o pensamento da Câmara. Estou lutando para manter o documento", diz. Para que chegue ao Plenário, é preciso do voto de 10% dos deputados (52 votos). "Eu tenho esse apoio", garante.

Todas as universidades públicas do país deverão realizar seus vestibulares simultaneamente. O que você acha disso?

Universidades públicas devem ter vestibulares simultâneos no país, diz deputado
 Bate-papo UOL: vestibular

01/07/2008

Criança que passou em vestibular quer tentar federal de GO; que tal?

Depois de ser aprovado no processo seletivo da Faculdade de Direito da Unip (Universidade Paulista) e não ter autorização para fazer o curso, João Victor Portelinha de Oliveira, de 9 anos, quer encarar outro desafio: passar no vestibular da UFG (Universidade Federal de Goiás). "Já assisti a uma aula e gostei muito. É lá que eu quero estudar", conta.

Ainda faltam sete anos para ele concluir os estudos, mas seus planos vão além do bacharelado. "Quero ser advogado até os 15 anos, mas meu grande sonho é ser juiz federal. Acho que até os 18 eu vou conseguir".

O que você acha de João Victor tentar o ingresso na federal de Goiás? Ele deve investir no sonho? Seus pais devem estimulá-lo a conseguir alcançar este objetivo?

Criança que passou no vestibular da Unip quer tentar federal de Goiás

30/06/2008

45% dos brasileiros acham escola pública boa ou ótima, segundo pesquisa. Concorda?

A maioria dos brasileiros acredita que o ensino particular oferece mais qualidade do que o público, aponta pesquisa divulgada pela CNI/Ibope. Segundo a enquete, 74% avaliam o ensino particular como "ótimo ou bom", enquanto apenas 45% aplicam esse mesmo patamar para as escolas públicas.

Somente 3% dos entrevistados avaliam o ensino particular como "ruim ou péssimo". Por outro lado, 23% do total avaliam que o ensino nas escolas públicas não é de boa qualidade. A avaliação das escolas públicas melhora apenas no que diz respeito ao ensino universitário ou técnico/profissionalizante --ambas acima dos 50% com "ótimo ou bom".

Para 45% dos brasileiros escola pública é boa ou ótima. Concorda?

45% dos brasileiros acham escola pública boa ou ótima, mostra Ibope